26 de maio de 2014

FUTEBOL INATEL AGÊNCIA DE BEJA, PARA ONDE CAMINHA ESTE CAMPEONATO?, por Manuel Costa ...

O futebol da Fundação Inatel Agência de Beja é uma “coutada” por onde proliferam algumas pessoas sem o mínimo de capacidades para gerir este campeonato, quer em organização desportiva, disciplinar e nomeações de árbitros.
Agora que caiu o pano sobre mais uma época desportiva do futebol Inatel aqui no Distrito, só ficando a faltar a participação das 2 equipas apuradas na fase nacional e para as quais eu desejo boa sorte para os jogos que se avizinham. Mas, em minha opinião, este foi o pior campeonato dos últimos 7 anos, digo e afirmo isto, com toda a convicção, pelo simples facto de ter colaborado diretamente com esta instituição enquanto agente de arbitragem e ao mesmo tempo ter acompanhado sempre que possível jogos do campeonato que agora terminou. 

Uma organização medíocre, prepotente, autoritária e sem o mínimo de credibilidade e sensibilidade para gerir aquele que era um dos melhores campeonatos do país até há bem pouco tempo. Só perdia para Santarém que, perante dados, continua a ser o melhor do país. Na minha modesta opinião, este campeonato, é a imagem negativa e incompetente dos seus atuais responsáveis. Durante toda a época desportiva, Beja, foi o único campeonato de futebol que não mereceu honras de resultados e classificações no Site http://www.zerozero.pt. Deram-se ao luxo de coordenar a época 2013/2014 a partir de Évora (tal como aconteceu a época passada), ter nomeações de árbitros a partir de Lisboa e ter a sua Disciplina em Coimbra, em suma, uma orgânica deveras abrangente e ridícula com diversas situações conhecidas em matéria de más punições disciplinares e aqui, existiram claramente casos de “2 pesos e 2 medidas”. 

E também nos sorteios, para as fases seguintes, não houve transparência e até parece que, fizeram esses mesmos sorteios em “cima do joelho”. Até mesmo no sorteio nacional, não entendo como é possível Évora meter 2 equipas nessa fase nacional (quando o seu campeonato tinha somente 14 equipas) em detrimento de Braga e Setúbal que, metem só 1 equipa cada na fase nacional e os seus campeonatos tinham 18 e 19 equipas respetivamente. Ao que me parece, alguém deve ter ficado muito “bem na fotografia”. Até mesmo nas nomeações de árbitros, existem nomeações sem “pés nem cabeça”, onde se nota a pouca qualidade de alguns desses árbitros e noutras situações, nomeações de compadrios e não de qualidade que, são bem evidentes por quem tem alguma sensibilidade em matéria de arbitragem.
Na próxima época, a meu ver, correm o risco de ter uma redução significativa de equipas a participar no campeonato a exemplo do que aconteceu este ano em Lisboa e isto, se esta política desportiva em Beja, não mudar radicalmente e se essas pessoas que gerem o campeonato em “cima do joelho” e à maneira deles, não forem corridos de uma vez por todas.

Sou e serei crítico deste “estado” degradante em que se vai tornando o campeonato de futebol e irei aguardar serenamente para ver os próximos capítulos do futebol Inatel Agência de Beja!
Manuel Costa

14 comentários:

p c disse...

Este campeonato do inatel começa tarde e acaba tarde , já todos os campeonatos de futebol principais na europa terminaram , sem incluir os campeonatos dos países nórdicos que nesta altura vão a meio e que só jogam no verão pelas razões que se conhecem e em Portugal no inatel ainda não se sabe quem é o campeão nacional .
O que afasta ainda os clubes de participarem na Associação de Futebol de Beja são os custos das arbitragens senão muitos clubes já tinham feito uma cruz ao inatel .

Anónimo disse...

Exatamente, são os custos relativos à taxa de arbitragem e inscrições de atletas, muito superiores na AF Beja, que ainda vão remetendo, como única opção, a participação dos nossos Clubes no campeonato do INATEL. A organização é tudo aquilo que o Sr. Manuel Costa afirma e demonstra total falta de respeito pelos Clubes. Ou mudam, ou daqui por uma ou duas épocas, têm um campeonato com 7 ou 8 equipas.

G. D. L. Soneguense disse...

O Sr. Manuel da Costa fez uma descrição daquilo que é a realidade, uma realidade que ele muito bem conhece, que por ele não seria assim, pois nos 3 anos que jogamos em Beja deu para conhecer este "amigo", que pertence a um grupo de pessoas que desejam sempre o melhor para o futebol do Inatel no distrito e no País, mas que as pessoas que têm o controle da organização nem querem ouvir.
Ao que disse, que subscrevo, na qualidade de Presidente do G. D. L. S. (Com uma vintena de anos de Inatel) acrescento ainda que discordo com o sorteio aberto da fase final nacional, que leva a que as equipas já em fora de época tenham que fazer enormes deslocações, discordo ainda da marcação de jogos no 1º de Maio, o dia do trabalhador é um dia que as famílias se juntam para irem para o campo ou praia, mas que os dirigentes que elaboram os calendários nada valorizam.
Assina: - Afonso da Luz
Presidente do G. D. L. S.

Anónimo disse...

Entao e o que propoe? Cada vez que aqui venho, vejo muitas criticas, mas nunca vejo propostas

Anónimo disse...

Provavelmente até conheço o último anónimo que se mostra incomodado com as críticas, porque certamente será um dos grandes visados. Agora vamos a factos, ou seja às propostas:
- Calendário definido com a presença de todos os Clubes (não como se passou esta época que alteraram o calendário 2 ou 3 vezes);
- fase final como está, para os dois primeiros de cada grupo, eventualmente três e os restantes clubes jogavam para uma outra competição;
- Nos jogos a eliminar devem prevalecer as regras da UEFA e não as inventadas pelo inatel;
- sorteio da taça feito com todos os clubes;
- nomeação de árbitros centrada em Beja (se houver dificuldades poder-se-ao socorrer de antigos árbitros que fariam as nomeações);
- Conselho de disciplina transparente comunicando as decisões tomadas a todos os clubes e não só a alguns;
- classificações claras transparentes e enviadas e publicadas atempadamente;
-mais respeito pelos clubes, não alterando "coisas" a meio da época sem consultar os mais interessados.
Estas são algumas das sugestões que poderiam ser objeto de reflexão.

Anónimo disse...

concordo inteiramente com o Manuel da costa,este campeonato foi uma grande desorganização.demonstrando que as pessoas que o organizam não sabem e não estão dentro da realidade, um campeonato em que houve várias paragens absurdas....belos tempos em que o VINAGRE e o PROFESSOR JORGE COSTA eram o seus mentores,agora quem organiza não percebe nada disto talvez estejam no lugar politicaente e não por competência.

Adepto Inatel disse...

Évora - 20 equipas
Setúbal - 19 equipas
Braga - 18 equipas

Atenção quando falamos sem saber...

Manuel Costa disse...

Ao que me parece, alguém afeto à organização do campeonato de futebol Inatel Agência de Beja anda a espreitar o que por aqui se diz e depois, convivem muito mal com as críticas à sua gestão desportiva. Reparem no que diz o comentário do anónimo (que nem sequer dá a cara) de 29 de Maio às 00:16, diz: "Entao e o que propoe? Cada vez que aqui venho, vejo muitas críticas, mas nunca vejo propostas".
O Sr. Afonso da Luz diz e tem toda a razão: "as pessoas que têm o controlo da organização nem querem ouvir". Não querem ouvir críticas e debater propostas, digo eu, porque ainda funcionam “enclausurados”. Ainda funcionam no “quero posso e mando”!
Acrescento, não querem ouvir e depois, querem tentar passar atestados de incompetência aos outros, convivem muito mal com as criticas, se assim não fosse, como se explica que, após a minha publicação a que se referem estes comentários e passado um dia, me tenham enviado um email em nome da Direção de Desporto, como direito de resposta/esclarecimento, sem ser assinado por ninguém e fazendo-o de forma a que, alguns dos meus considerandos no texto publicado, estão errados e que os deveria consultar em caso de dúvidas. Era só o que faltava e então eu que, já não tenho qualquer ligação à Fundação Inatel, simplesmente colaborei com esta grande Instituição durante 7 anos, contribui para uma melhoria acentuada do campeonato, dei muito de mim durante esse tempo, para agora ver esta competição a degradar-se de dia para dia e porque, simplesmente, não gosto de injustiças e elas existem claramente!
E o anónimo de 30 de Maio às 19:24, põe o dedo na ferida e faz várias sugestões válidas e diz que, essas mesmas sugestões poderiam ser objeto de reflexão. Claro que poderiam e deveria ser sempre assim. Os CCD(s), deveriam ter voz ativa em tudo o que se refere ao campeonato Distrital. E a Direção de Desporto, na pessoa de alguém, em vez de me tentarem convencer de que estou errado, porque não o fazem aos CCD(s)? Debatendo e discutindo esses temas, articulando o campeonato com os mesmos, aceitando no local certo as suas sugestões, são eles que participam no campeonato de futebol, eles é que tem voz ativa no mesmo e sem os CCD(s), esta competição não existiria. Por isso, aos CCD(s), é que a organização têm de os ouvir, a menos que, estejam “cegos, surdos e mudos” como estão muitos políticos da nossa praça.
Manuel Costa

Anónimo disse...

Com isto tudo só tenho uma coisa a dizer. O campeonato do Inatel mais ano menos ano acaba, e se a AFBeja tiver atenta a tudo isto e queira tirar partido poderá fazê-lo. basta baixar o valor das iscriçoes e vai ter muitos mais clubes a competir nos distritais.
Na minha opinião a AFBEJA poderia avançar com uma terceira divisão distrital dividida por vários grupos geograficamente. Penso que seria uma boa opção para todo o futebol no distrito de Beja, haveria com certeza melhorias nas infraestruturas dos clubes e com tudo isto possivelmente iriam aparecer mais equipas de formação que significa mais atletas mais qualidade. no nosso distrito temos grandes valores por vezes a falta de condições não os faz despontar. O futebol no nosso Distrito esta a precisar de se reestruturar. Sr ARLINDO MORAES conheço-o pessoalmente e esta a fazer um excelente trabalho pela formação do nosso distrito continue assim e se possível junto das instituições a quem de direito faça tudo o que estiver ao seu alcance para que tudo melhor ainda mais.

Fica aqui o desafio para a AFBEJA, visto que o campeonato do Inatel já deu o que tinha a dar.

Cumprimentos a todos e bom Mundial a todos

Anónimo disse...

Ainda não se aperceberam que as equipas vao estar 8 meses sem competir porque fala-se de tanta coisa aqui e nao se fala disto.
Um campeonato que começa tarde e acaba cedo para a maioria das equipas ...

Anónimo disse...

O Manel da Costa tem muita razão nas coisas que diz porque essa gente pensam que são os maiores.Bons tempos do professor Jorge Costa.
Quando é que o inatel mete no código desportivo sanções para os gestores desportivos que metem a pata na poça?

Anónimo disse...

Sou jogador de um clube que tem muitas razões de queixa do inatel, nos últimos anos temos sido muito prejudicados por essa gente que dirige e por isso vamos para a distrital, eles só querem é mamar o dinheiro dos clubes.

Anónimo disse...

Anónimo de 18 de Junho de 2014 às 12:43, vão porque querem ou porque o Inatel não vos deixa participar?
Vejam lá bem as coisas...

Anónimo disse...

Vamos porque queremos, estamos fartos de ser vigarizados por essa chulagem.